pandemia

Precisa sair de casa? Veja como se proteger

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Após a reabertura do comércio em Santa Maria, no último sábado, a movimentação foi retomada no Centro com consumidores e funcionários. Com capacidade de lotação limitada, as lojas acumulavam filas nas calçadas. Os estabelecimentos funcionam, mas seguem as regras de prevenção definidas pelo decreto municipal. E entre as exigências para entrar nos estabelecimentos, está o uso de máscaras, mesmo que produzidas em casa. Para quem caminha na rua, é recomendado que, mesmo sem entrar em nenhuma loja, use a máscara igualmente. 

Quais os cuidados necessários para proteger os animais do novo coronavírus

O médico infectologista Reinaldo Ritzel comenta que não há evidência científica de que o uso da máscara seja efetivo na prevenção ao coronavírus. Entretanto, é possível observar casos em que o equipamento ajudou a fazer cenários melhores.

- Cientificamente, não tem nenhum estudo que demonstra a eficácia da máscara nesta circunstância. Porém, há uma evidência muito forte em países em que o uso da máscara é cultural, países pequenos que estariam no olho do furacão, países próximos da China, como Taiwan, Singapura e Hong Kong. Eles usam muito a máscara e passaram melhor que países que não usam. Isso parece que é uma das poucas diferenças entre esses países e outros. A medida que se tomou. Então, ao que tudo indica, há uma evidência ainda não científica de que as máscaras são eficazes - explica.

Região Central recebe remessa de 17 mil doses da vacina contra a gripe

Os países citados pelo médico são vizinhos da China, onde a pandemia começou. Taiwan, Singapura e Hong Kong têm, respectivamente, 17,88, 1.405,08 e 136,79 casos a cada um milhão de pessoas. O Brasil, que registrou o primeiro caso depois dos outros três países, tem, atualmente, tem 185,22 a cada milhão de pessoas.

Mesmo que haja pessoas sem máscaras, a proteção é eficaz devido às pessoas que as utilizam. Para aumentar a prevenção, o uso deve ser unânime.

- Ao que tudo indica, as máscaras são eficazes para transitarem na rua. A proteção se dá tanto para quem usa a máscara quanto pra quem não está usando. Se eu estou doente e de máscara, eu protejo pessoas que não estão doentes e estão perto de mim, por exemplo. E a proteção é melhor se pessoas doentes e não doentes estiverem de máscara. - fala Ritzel.

Ministério da Saúde sinaliza ampliar exames rápidos para trabalhadores

Além do uso de máscaras, é importante seguir uma série de cuidados, desde lavar as mãos e usar álcool gel até mesmo com a lavagem das roupas. Confira: 

DICAS PARA SAIR DE CASA

  • Carregar embalagem de álcool gel
  • Usar máscara individual
  • Higienizar as mãos sempre que necessário
  • Evitar cumprimentos com contato físico, como, aperto de mão, abraço e beijo 

TRANSPORTE
Independente do meio (carro próprio, táxi, aplicativo, ônibus, etc.) deve-se deixar as janelas abertas.

AO VOLTAR PRA CASA 

  • Trocar de roupa
  • Higienizar bem as mãos com água e sabão
  • Preferencialmente, tome banho logo. Se não puder, lave todas as partes do corpo que estavam expostas
  • Separe uma caixinha para deixar sempre na entrada da casa. Nela, você deve deixar a carteira e chaves toda vez que chegar da rua. Mesmo assim, higienize esses objetos com álcool entre 60% e 70%
  • Os sapatos devem ficar na entrada. Não utilize os mesmos na rua e dentro da sua residência
  • Quando chegar, lave as mãos com água corrente e sabão
  • Coloque as roupas para lavar
  • Se estiver chegando com compras, lave tudo que for possível com água corrente e sabão (é indicado o amarelo)
  • Frutas, legumes e verduras podem ser lavados com uma solução de água sanitária e água corrente
  • Dê preferência para as sacolas retornáveis. Para limpar, você pode lavá-las ou borrifar com álcool
  • Bolsa, relógio, acessórios, óculos e celular podem ser borrifados com álcool. Não esqueça de desligar o celular antes de limpar, e borrife o álcool em um pano primeiro. Depois, passe o pano úmido no aparelho
  • Passe um pano embebido em álcool também nas maçanetas do carro, direção, câmbio e freio de mão. Basicamente, relembre todos os lugares que você costuma tocar e faça a higienização

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corrente do Bem já arrecadou 10 toneladas de alimentos para comunidades de Santa Maria Anterior

Corrente do Bem já arrecadou 10 toneladas de alimentos para comunidades de Santa Maria

Próximo

VÍDEO: na ótica Pontelli, a economia também depende do vizinho

Geral